Quando sua calopsita necessitar de cuidados e socorro não deixe para acudí- la no dia seguinte. O dia seguinte poderá ser muito tarde para ela.Quando uma pessoa que você ama tem uma dor, você não espera o dia seguinte para buscar um remédio ou para levá- la a um pronto- socorro. As dores e as emergências das aves também devem ser acudidas de prontidão, pois a massa física delas é menor e as doenças delas evoluem com mais rapidez. Não deixe para se lamentar no “dia seguinte”. Faça sempre o melhor e o mais rápido que puder. Ação. Esta é a fonte da vida.
As calopsitas são lindas, mas toda saúde e toda beleza tem seus segredos. Boa alimentação, higiene e inspeção diária da ave fazem a diferença. Quando falamos em inspeção diária da ave, não estamos falando em “dar uma olhadinha”. Tire um tempo, todos os dias, para seu amiguinho.
Sintomas de doenças ou necessidade de cuidados: Ave apática com perda de apetite, sonolenta, penas arrepiadas, calafrios e pés quentes. Estes sintomas são comuns a muitas doenças e podem indicar febre
Sinais alarmantes de doença:Notar se a ave mudou de atitude. Algo que ela costumava fazer e deixou. Algo que ela não fazia e passou a fazer.
Consumo de alimentos. Perceber se ela deixou de comer.
Consumo de água: Observar se a ave está tomando água em demasia.
Fezes: Ver o volume a e a consistência. Diarréia ou sangue nas fezes é um caso de emergência em que não se deve deixar de procurar o veterinário, com urgência. Fezes pretas é um sintoma grave em que o veterinário precisa ser procurado, imediatamente.
Sintomas que denotem: Depressão (ave triste, apática), tonturas e convulsões.
Dificuldades respiratórias: Ave balança a cauda numa espécie de “soquinho” ao respirar. Há barulho semelhante a chiado. Coriza. Face inchada. Olhos vermelhos e lacrimejantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário